O Corão e a Geomancia Árabe
Até o ano de 622, no mundo Árabe, imperava o fetichismo, o politeísmo. Em Ka’ba eram adorados mais de 360 ídolos. A superstição e crenças nos sinais da natureza eram exacerbadas, movimentos da areia soprada pelo vento, os desníveis da terra, folhas caídas ao chão, eram tidos como sinais dos Deuses. Após 622 ocorreu, uma das maiores transformações de nossa história envolvendo grande parte do mundo civilizado. Esta revolução provocou uma unidade política e religiosa, unificando paises, povos e culturas, com suas mais diversas crenças, em torno de um homem, Maomé. Este apóstolo de Alah,inspirado pelo eleito de Deus,o anjo Gabriel, transmitiu a expressão maior dos ensinamentos de Alah,o Qur’na, O Corão, código moral, sociais, éticos, religiosos, verdadeiramente adaptados por Mahome, ao gênero de vida dos bravos “Cavalheiros do Deserto”.
Forneceu Maomé através do Corão, fé em uma vida futura, piedade, humildade, alegria em dar, resignação, crença na decisão divina, ressurreição dos mortos e acima de tudo fé em um Deus misericordioso, Alah. O último dos Profetas, Mahome, em suas mensagens escritas, quer em ossos de camelo e carneiro, quer em pedras e peles, transmitiu todos os ensinamentos necessários para um novo sistema de vida, destacando-se os seguintes pontos:
· Unidade de Deus, tendo como conseqüência o fim do culto aos ídolos;
· Crença em um Juízo final, penalizando aos homens que a nada temiam;
· Reconhecimento das mensagens contidas nos livros originalmente revelados pelos profetas;
· Profissão de fé;
· Hábito da oração;
· Peregrinação ao lugar Santo - Meca, etc.
O Corão foi feito, não só para ser lido, mas cantado e declamado solenemente por todos.
Antes de 622, diversos rituais esotéricos e exotéricos, eram utilizados para a montagem dos oráculos.Crenças em anjos, demônios, djinns, guardiões e gênios se faziam presentes. As várias formas empregadas ao se lançarem pedras,areias e sementes ao solo,conduziram-nos ao mundo encantado das artes divinatórias-árabes,que espalhadas pelo mundo,adotaram diversoso nomes e formas,conforme o local de sua difusão:Tum Tum;Fá;Ifá;Robolion;Sikidy; Alufá;Feng-Chui;Vodoo;Munadjdjimun;Muqaddimah;I Kha Hal Raml;Al Raml e Iml El Raml,todas derivadas da geomância primitiva.No ocidente denominou-se Geomância, nome derivado do grego, significando: Geo-terra, Mancia-divinação.
A geomância é uma constatação, de como o homem pode transcender o futuro através de uma análise e interpretação dos planos por ele e para ele traçados, obtidos através das figuras geomânticas.
O universo árabe da geomância nos conduz a um passado ainda mais longínquo, no qual eram efetuadas preparações espirituais, para que o oráculo pudesse ser realizado.Encantamentos, abjurações e rituais, os mais diversos, faziam parte da magia do oráculo geomântico.Eram invocadas a presença de djinns, anjos, gênios, para auxiliarem na transmissão dos fundamentos, através de encantamentos e abjurações. Os djinns, segundo Robert Albelain, são os auxiliares da transmissão oculta do sacramento, os seus artesãos. Para DomNeroman, os djinns são muito espertos e são de uma essência superior, intermediário entre os homens e os anjos, para outros são os espíritos do deserto.
Encontramos na dança árabe das espadas, os bravos cavaleiros do deserto, lutando com suas espadas contra djinns imaginários. Os Geomancistas árabes, após Mahome, tinham sempre o cuidado de jamais associarem, anjos, djinns, gênios, etc.a Alah, nem invocarem nenhuma dessas entidades, sem que Alah o permitisse.Pois, o Profeta na Sura V, ayat (versículo) 92 nos diz que:
“OH! Vós os que creis! O vinho, e jogo de azar, as Ansab e as flechas da sorte são uma abominação da obra de Satan”.
E no Sura CXIII,lê-se:
"Eu busco refugio perto do Meu Senhor contra mal das que sopram sobre os nós” - em referência às bruxas que sopravam os nós, pronunciando palavras mágicas.
Os geomancistas que invocavam os djinns, anjos e gênios antes de iniciarem o jogo geomântico, se baseavam nos Suras do Corão que a eles fazem referências:
Sura XXXIII- 156- “É Ele quem exerce a benevolência para com vocês e os mesmo seus anjos, com o objetivo de fazê-los sair das trevas para a luz”; LI 56 -“Eu não criei gênios e homens senão para que me adorem"; XIII 25- “Não há um ser humano, dentro do qual não haja um djinn”; XV 8 - “Eu não envio de cima os anjos, senão para mostrar a verdade e não para satisfazer a curiosidade dos descrentes”; LV 33- “Oh assembléia de homens e gênios. Se fordes capazes de passar os limites dos céus e da terra. Passa-os. Mas não podeis passá-lo, a menos que Eu autorize a fazê-lo”. Etc...
Foram as mais antigas tradições originárias da Turquia, Egito, Tunísia, Síria, Argélia, Pérsia, China, etc. que influenciaram os mais diferentes métodos geomântico. Nas diversas interpretações e rituais esotéricos e exotéricos, encontramos influências de todos estes países. Para a montagem de um oráculo, nos forneceram louvações, que servem de preparação espiritual, antes de ser iniciado o estudo de um tema geomântico.
“Ao nome de Deus, clemente e misericordioso. Nele estão as chaves do abstrato, do passado, do presente, do futuro e ninguém conhece tão bem quanto Ele. Ele sabe tudo o que está na terra, no ar e de cada folha que cai das árvores Ele conhece o destino. Assim eu proclamo que não há senão um Deus, e um só, e que Mohamed é o Profeta”.
“Louvores a ele, o benfeitor, o misericordioso, omnisciente que conhece o passado, presente e futuro,depois do inicio ate o fim dos tempos,e que tem todas as coisas,conhecidas e desconhecidas em sua palma da mão toda poderosa.Nele estão as origens de todos os conhecimentos,que Ele seja bendito que Ele seja exaltado, Ele o distribuidor, o retribuidor.” Amin.
“Alah,Vós que marcastes cada homem com seu destino. Só Alah sabe cada uma das ações dos homens.Permiti como conhecedor que És das coisas visíveis e invisíveis, existentes no céu e na terra, que os anjos guardiões velem por sua compassiva este teu servo,ninguém melhor do que Alah, para autorizar a desvendar este oráculo”. Amin.
Quase todos os geomancistas tradicionais recitam a Sura XCIX e CXIV antes de iniciarem a leitura de um oráculo geomântico, e afirmam como nos descreve Don Neroman:
“Nenhum homem salvo os iniciados e os que Afila escolheu, estão qualificados para jogar os dados, em vista de obter um oráculo para a humanidade. Os gestos que eles podem fazer excedem sua personalidade, este é o principio. Eles não podem ultrapassar seu reino. Um simples comando para descobrir um pouco do desconhecido, não é realizado sem que Alah o permita”.
Assim, para eles o consulente é um instrumento nas mãos dos mestres e forças planetárias, se não o for, não será o céu que responderá às questões, não será um oráculo. "Alah dará sempre provas de suas resplandecências, pois não somos, mais do que brinquedos nos momentos de tirar os pontos. Ninguém forma jogo algum, Alah é quem escolhe a forma de se comunicar. Só Ele é quem imporá a natureza da questão e o ritmo a que deve ser submetido o oráculo”.
Procuravam e procuram até os nossos dias, encontrar respaldo nos Suras do Corão para praticarem esta ciência/arte geomântico. Sura LI / 56 - “Todo ser humano, tem atado a seu pescoço à sua sorte”. Sura LVIII-22-Ele é o Deus além do qual não há Deus algum. Ele conhece o invisível e o visível. Ele é Misericordioso. O Compassivo. Sura LXXII- 11- Entre nós há os Gênios piedosos e há os que não são, eles formam dois grupos separados. Sura LXXXV 1- Pelo céu, possuidor dos signos do Zodíaco. Sura XXXIV 35 - “Em verdade meu Senhor concede largamente seus dons a quem Ele quer ou os restringe, mas a maior parte dos homens não sabem disto”. Sura LI /20 - “há na terra manifestações para aqueles que estão seguros de sua fé e em vós mesmo elas existem, não as vê por acaso”.
Alah reprova a magia pelos meios que degradam. Mas mostra sua proteção para os meios que nos elevam e nos fazem aceitarem as nossas provas para chegarmos ao paraíso eterno de Sua serenidade, etc... Quanto aos números pares e impar, utilizados nos jogos geomânticos universais, segundo a antiga tradição árabe, são os instrumentos de Alah para ordenar o cosmos.
A arte de dispor os números de forma a oferecer um resultado correta, “é um dos meios de penetrar nos segredos do jardim matemático edificado por Alah”. “Instrumentos de Alah para ordenar o cosmos, são os números. Conhecê-los é buscar o criador. Nós não temos outra via, senão a estrutura dos números, instrumentos de Alah”. Para aqueles que se utilizam os dados afirmam que:
“Nas faces ocultas dos dados, são inscritas para vermos a glória de Alah permitida às criaturas. Alah oferece os números matemáticos e as formas geométricas, e temos a impressão Dele nos aproximar, de ver, de sentir seu paraíso antes mesmo de deixar a terra. As coisas vão e acontecem com o tempo, sem avançar nem retardar a sua hora, de acordo com os desígnios de Alah”.
A análise das figuras geomânticas contidas no oráculo, tinham que estar plenamente de acordo com os preceitos morais, éticos e religiosos da época, exemplos:
Laetitia; El dakila e Hurr-Respectivamente em Latim, Árabe e Kordofan - representa o homem que cria e adquire riquezas e a mulher terá que aprovar a bondade do homem, aceitando somente o que ele lhe oferece;
Caput Draconis; El ataba; El dakila; Raiya - representa o homem que escolheu se privar dos bens do mundo, a fim de viver para Alah.A mulher deve aceitar com resignação sua condição perante a escolha feita por seu marido e auxiliá-lo em sua missão;
Rubeus; Humra; Hunra - representa a mulher só tem um homem e o homem é um ser livre para casar mais de uma vez;
Albus; El bayad; Beyyad - representa o marido preso à hereditariedade, à sua ascendência, é o símbolo do noivado realizado por parentes sem aquiescência dos noivos, o casamento por conveniência;
Puer; Kausaj; Jodala - representa a luta por um grande ideal é o homem infiel e a mulher resignada;
Puella; Naqiy el kadd; Mahzum - representa o conformismo, limita a ambição da mulher exclusivamente à família;
Aquisitio; Qabd el dakil; Qabid - representa a procura do divino que em tudo se encontra;
Caput; El ataba el kharga; Raiya - representa a supremacia do homem sobre a natureza;
Via; Tariq; Tariq - representa as moscas das caravanas, pessoas instáveis e ociosas;
Conjonction; Ijtima; Damir - representa os ministros de cultos que asseguram a ligação entra Alah e o ser crente, que abrem os braços e fecham as sepulturas;
Fortuna Maior; El nusra el dakila; Rasn - representa os fornecedores de armas, etc
Os objetos utilizados no ritual geomântico eram, segundo Robert Ambelain:
· Um tabuleiro de madeira virgem;
· Uma toalha de cor verde que representa a presença de Hermes Trimegisto;
· Um prato de cobre- al madel - destinado a receber a areia para a divinação;
· Um prato de madeira duro e denso, de madeira virgem sobre o qual se depositavam as folhas de papel para jogar os pontos;
· Um canoum, pequeno prato de terra cozido utilizado para a defumação;
· Brasas para os incensórios e um cofre para perfumes;
· Castiçais de cobre com velas verdes ou vermelhas;
· Um roupão vencilho usado pelo geomâncista;
Todos os objetos eram sacramentados após orações e umedecidos com saliva, que é o sacramento do verbo.
Até os nossos dias, nenhum iniciado nesta ciência não começa nenhum jogo geomântico, sem antes elevar seus pensamentos a Deus em forma de orações. Pedem permissão aos reis, aos climas, aos pontos cardeais, aos guardiões do jogo, aos anjos, arcanjos, djinns, às figuras geomânticas, etc., todos com seus respectivos nomes sagrados, para que intercedam em nome do amor Divino, que o auxiliará a desvendar o oráculo. A religação do consulente ao Uno e a interação em seu futuro próximo, provocam alterações em seus atuais parâmetros de vida, determinando as formas com as quais ele poderá superar obstáculos de sua vida, esta é a grande finalidade do jogo geomântico, a Geomância árabe.
Ausônia T. B. Klein Ribeiro
Geomancista
mailto:%22geomancia@acasicos.com.br%22
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